A partir do dia 1º de agosto, a Cidade de Indaiatuba (SP) passa a fazer parte do projeto "Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever". A nova estação será instalada na loja Pão de Açúcar, situada na Rua Humaitá, 733. Essa será 90ª unidade.
Para o evento de inauguração que acontece no dia 1º de agosto, às 10h, estarão presentes o prefeito da cidade de Indaiatuba, José Onério da Silva, Beatriz Queiroz, gerente de sustentabilidade no consumo do Grupo Pão de Açúcar e Juliana Nunes, diretora de assuntos corporativos da Unilever.
O programa já recebeu, desde o seu lançamento,em 2001, cerca de 16 mil toneladas de toneladas de material, incluindo plásticos, papéis, metais, alumínios e vidros. As Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever estão presentes nos estados de São Paulo (Baixada Santista, Capital, Grande São Paulo e Interior), Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Recife e Rio de Janeiro. Por mês, somados os 89 pontos de coleta, o programa recebe, em média, 322 toneladas de resíduos, o que faz dele um dos programas de maior volume de embalagens pós-consumo coletadas e recicladas no país.
Se o volume de material já é sinônimo de um projeto vencedor, o caráter social dessa iniciativa faz com que essa seja uma das mais bem sucedidas ações de preservação ambiental aliada à inclusão social. O projeto, além de proteger o meio ambiente, gera 350 posições de trabalho como atendentes, coletores e triadores de materiais, que fazem parte de 19 cooperativas de catadores, presentes em oito estados brasileiros.
Para complementar o sistema proposto pelas Estações de Reciclagem Pão de
Açúcar Unilever e incentivar os consumidores a reciclar, as lojas da rede distribuem sacolas de supermercados com estampas nas cores padrão de reciclagem e informações sobre o processo de separação dos materiais. Além disso, orientadores ambientais (fiscais da natureza) supervisionam cada uma das estações e estimulam os clientes a participarem do projeto separando o seu lixo doméstico.
(
Envolverde/Assessoria, 30/07/2007)