O abaixo-assinado mundial pela Declaração Universal de Bem-Estar Animal alcançou seu primeiro meio milhão de assinaturas em junho. O marco veio com grande apoio por parte dos politicos. A 500.000ª assinante foi Gitte Seeberg, membro do Parlamento Europeu. Ela tem ecoado o suporte dos Ministros da UE e autoridades preocupadas com o bem-estar animal em todo o mundo:
“Nós temos a obrigação de tratar os animais da forma mais apropriada. A melhor maneira de se alcançar o bem-estar animal é com cooperação, informação e forte compromisso internacional. A determinação de se fazer algo existe junto com o apoio à iniciativa. Nós temos que nos certificar de que essas ótimas declarações seguidas por uma ação”.
A atriz internacional Miranda Richardson é uma das muitas celebridades que apóiam a Declaração: “A Declaração Universal de Bem-Estar Animal teria um impacto massivo nas leis de diversos países e teria o poder de fazer com que muitos animais tivessem uma vida melhor”, diz. No Brasil, celebridades como Luigi Baricelli, Eliana, Rubens Ewald Filho, Luísa Mell, Betty Gofman e Evandro Mesquita também estão apoiando a campanha.
O apoio político para a Declaração tem chegado aos escritórios da WSPA, que age como secretariado oficial. Cartas de apoio foram recebidas de Ministros e Oficiais dos governos de Austrália, Costa Rica, Egito, Quênia, Letônia, Lituânia, Filipinas, Polônia, Nova Zelândia e Eslovênia, bem como da Comissão de Saúde e Direitos do Consumidor da União Européia.
O diretor geral da WSPA, Peter Davies, disse: “Essa é uma excelente hora para a Declaração Universal. Alcançar meio milhão de assinaturas é um grande acontecimento”. O apoio à Declaração também está crescendo entre as organizações internacionais. Em junho, a World Organization for Animal Health (OIE), representada por escritórios vegetarianos de 160 países, deu apoio oficial para o desenvolvimento da Declaração.
Uma iniciativa entre governos para a Declaração Universal de Bem-Estar Animal está sendo encabeçada por um grupo de cinco nações: Costa Rica, República Tcheca, Índia, Quênia e Filipinas. Uma vez adotada formalmente por uma maioria significante das nações do mundo, a Declaração vai prover uma base internacional para a legislação de bem-estar animal.
Até o momento não existe um acordo internacional com leis que visem ao bem-estar animal. Mas está crescendo a consideração pela senciência dos animais, isto é, que eles têm sentimentos como medo e alegria, além de sentirem dor. Agora oficialmente reconhecida pela União Européia e pela OIE, a senciência é merecedora de toda atenção internacional.
Quem quiser participar do abaixo-assinado pode usar a internet http://www.animalsmatter.org/wspabrasil_br ou comparecer à exposição de fotos Animais em Foco, em cartaz no Shopping Rio Sul (RJ - agosto), no Shopping Bay Market (RJ - setembro) e na Secretaria de Educação de Jundiaí (SP - outubro).
(
Envolverde/WSPA-Brasil, 27/07/2007)