Mais de 160 mil hectares da Sierra Nevada Leste podem se tornar uma área protegida, pois uma cabra montanhosa, a Ovis canadensis, corre risco de extinção. A proposta para proteger o habitat da espécie foi feita na quarta-feira (25/07) nos Estados Unidos.
O departamento de Vida Selvagem e Pesca dos Estados Unidos propôs a designação de "habitar crítico" em resposta a uma ação de 2005. Os ambientalistas que entraram com o pedido alegam que o animal corre o risco de desaparecer caso a área em que vivem naturalmente não entre no Ato de Espécies Ameaçadas. "É um bom primeiro passo, pois ao preservar o habitat, estamos hábeis para trazer espécies quase extintas de volta", disse Lisa Belenky, do Centro para Diversidade Biológica de São Francisco, na Califórnia.
Os caprinos são predados por felinos conhecidos como leões das montanhas e sofrem de problemas genéticos, que causaram a diminuição do número de indivíduos. Em 1998, apenas cerca de 100 exemplares viviam nas montanhas. No ano seguinte, a espécie entrou para a lista de animais ameaçados nos Estados Unidos.
Se a proposta for adiante, o que ocorreria já no ano que vem, agências governamentais e proprietários de terras teriam que consultar o departamento para saber quais procedimentos tomar. A proposta do departamento recebe contribuições do público nos 60 dias seguintes a seu anúncio, mas a decisão final será tomada apenas em julho de 2008.
(
Associated Press, 27/07/2007)