Atendendo convite do secretário estadual da Habitação, Marco Alba, o deputado estadual Sandro Boka (PMDB-RS) esteve reunido com o diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Mário Freitas, para apresentação do relatório sobre as obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) em Rio Grande. Conforme o balanço apresentado, estão em fase final as obra de destinação final dos lodos resultantes do tratamento de efluentes da ETA de Rio Grande que vem operando em fase de testes.
Segundo Sandro Boka, os investimento da Corsan, com recursos próprios nessa melhoria, é na ordem de R$ 1,8 milhão para as melhorias ambientais implantadas na cidade do Rio Grande. Segundo explicou Mário Freitas, o reservatório de circulação está concluído e o primeiro dos dois leitos de secagem do lodo resultante da limpeza dos decantadores da ETA também operam.
O reservatório de circulação possui 29 metros de diâmetro por cinco de profundidade, com capacidade para 2 mil metros cúbicos. Os leitos de secagem do lodo não receberam até o momento nenhum descarte porque não ocorreu ainda a limpeza mensal dos decantadores da ETA de Rio Grande. A estrutura para destinação final dos lodos da ETA, feita em um terreno em frente à Estação, tem como finalidade resolver o problema ambiental que era causado pelos transbordamentos da bacia de decantação antiga. O reservatório receberá o lodo da ETA e depois o passará para um dos leitos de secagem, por bombeamento. Após a secagem, a água restante retorna ao reservatório e deste é enviada mais uma vez para a ETA como água bruta, para tratamento.
O lodo desidratado, que fica no leito de secagem, será raspado e poderá ser descartado na área da Estação de Tratamento, ao longo do canal, pois não oferece risco ao meio ambiente, mas a Corsan está buscando uma destinação mais útil para esse material. A área da estrutura, posteriormente, ainda será cercada por um muro. O projeto para execução do cercamento já foi encaminhado para licitação
ETE deve ser concluída até o mês de outubro
Ao questionar sobre as obras para extensão na rede da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Rio Grande, o deputado obteve a garantia de que as obras seguem em ritmo normal, devendo estar concluídas até o mês de outubro. Conforme foi explicado ao deputado, em virtude das fortes chuvas que atingiram o Estado nos últimos meses, houve um pequeno atraso no cronograma das obras, mas, conforme garantiu o diretor-presidente da Corsa, o andamento está dentro do previsto.
(Por Leonardo Nunes, Agência de Notícias AL-RS, 27/07/2007)