Os produtores rurais do projeto de assentamento Oriente procuraram a redação do jornal O Rio Branco - ORB, para reclamar do descaso das frentes de serviços do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens do Acre - Deracre que deixaram em segundo plano, o Ramal Jarinal, localizado na altura do quilômetro 72 da estrada Transacreana.
Esta, estrada vicinal é a principal via de ligação com os projetos de assentamento Figueira, Itamarati e Oriente. Aproximadamente 700 agricultores, que residem nas adjacências, precisam do ramal para escoar a produção agrícola. "Somente queremos que o nosso ramal seja incluído nestas frentes de trabalho do Deracre", desabafou o agricultor Amilton Mendes de Moura (popularmente conhecido na comunidade pela alcunha de Paulista). Segundo ele, as máquinas chegaram próximo do Ramal Jarinal, mas foram deslocadas para outra estrada vicinal, que fica nas proximidades.
Basta uma chuva fora de época, para o ramal ficar praticamente interditado. Para saírem dos projetos de assentamentos, precisam terminar o trajeto a pé, por conta dos atoleiros que se formaram nas proximidades dos igarapés, que cortam o trecho de quase 20 quilômetros. "Estamos à mercê da própria sorte", desabafa o agricultor. Moura contou que em sua comunidade, aproximadamente 107 assentados, produzem feijão, arroz, milho e banana, mas não podem escoar a produção por causa do péssimo estado de conservação do ramal que dá acesso ao projeto de assentamento do Instituto Nacional de Colonização da Reforma Agrária - Incra.
Mas somente na época do verão, os agricultores conseguem escoar a pequena produção agrícola a duras penas. Há dois anos, segundo Moura, que os agricultores estão deixando de aumentar o roçado, por causa das dificuldades de estrada. Em sua pequena propriedade, localizada no Lote-57, do projeto de assentamento Oriente, ele conta que cria umas vacas de leite e mantém um pequeno roçado para o sustento da casa.
Diversas vezes, pensou em aumentar a área cultivada para ganhar uns trocados extras, mas lamentavelmente esbarra no problema da estrada. "Apenas queremos que o Ramal Jarinal seja incluído no pacote de obras do Deracre", comentou o agricultor.
(Por Cezar Negreiros,
O Rio Branco, 28/07/2007)