Em audiência realizada na tarde desta quinta-feira (26/07), o secretário estadual da Segurança Pública, José Francisco Mallmann, recebeu, no gabinete, representantes de Organizações Não-Governamentais (Ong´s) ligadas à área do meio ambiente no Estado. O encontro havia sido solicitado pelos ambientalistas, em virtude de notícias divulgadas na mídia da suposta extinção do Comando Ambiental da Brigada Militar.
Acompanhado do comandante-geral da BM, coronel Nilson Nobre Bueno, o secretário reiterou que as notícias são infundadas e que não há possibilidade de extinção da unidade, visto que, o próprio Plano de Governo, em sua proposta de número 6, destaca que será instituído o Comando Ambiental. “Vamos, sim, é fortalecer e operacionalizar as ações de policiamento ambiental no RS”, frisou Mallmann.
De acordo com o secretário, o projeto de reestruturação da Brigada Militar, a ser apresentado nos próximos dias para análise da governadora Yeda Crusius, prevê o retorno à atividade-fim de mais de mil policiais militares, hoje em trabalho administrativo. Com esta medida, destacou Mallmann, haverá acréscimo de servidores ao policiamento ostensivo e uma maior operacionalidade em todas as unidades da BM, incluindo as de policiamento ambiental.
A representante da Ong Amigos da Terra, Kátia Monteiro, resumiu o sentimento
dos ambientalistas ao término do encontro: “Saímos menos preocupados”, assinalou ela. Conforme Lisiane Becker, da Ong Mira Serra, que também participou da audiência, as questões envolvendo o policiamento ambiental deverão ser discutidas, em agosto próximo, em audiência na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa.
(
Secretaria da Segurança Pública do RS, 26/07/2007)