O prefeito de Rio Pardo (RS), Joni Lisboa da Rocha (PTB), intermediou um encontro entre a direção da Aracruz Celulose e a reitoria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A reunião aconteceu no Centro Regional de Cultura, na manhã de terça-feira, após a apresentação do projeto de construção do terminal portuário da empresa na cidade.
A reunião contou com a participação do reitor da Unisc, Vilmar Thomé, e tratou sobre a possibilidade de uma parceria a ser firmada entre empresa e instituição. “Acreditamos que este seja um momento importante não apenas para Rio Pardo, mas para toda a região. A presença da Aracruz neste município possibilita um desenvolvimento regional. Nossa expectativa é estar firmando uma parceria, disponibilizando nossa estrutura em favor desse projeto”, disse o reitor.
O diretor de operações da Aracruz, Walter Lídio Nunes, destacou que é fundamental que a comunidade, tanto de Rio Pardo como da região, esteja preparada para a chegada do projeto. “A Aracruz tem por filosofia valorizar a mão-de-obra local. Onde ela se instala, a utilização dos profissionais que vivem na localidade é fundamental. Para isso é preciso que as pessoas estejam preparadas”, disse o diretor.
Nunes destacou o volume de recursos direcionados pela empresa que dirige em pesquisa e, neste ponto, a parceria com universidades é muito valorizada pela empresa. Para o prefeito Joni Rocha, esse foi um encontro promissor e que em pouco tempo vai apresentar seus reflexos. “A Aracruz está instalando o terminal portuário em Rio Pardo, mas é fato que toda a região será beneficiada. Por isso, quanto mais parceiros, melhor para a nossa população. A Unisc é uma instituição renomada, idônea e que tem muito a oferecer”, disse.
Também participou do encontro a presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), Mariza Christoff, que reforçou a idéia de que a indústria de celulose, bem como outros empreendimentos que se instalam em Rio Pardo, trarão benefícios que atingirão os municípios vizinhos. “A Aracruz, com um investimento dessa envergadura, vai promover no município e na região uma mudança econômica muito significativa. Rio Pardo vai se transformar e com certeza a região irá acompanhar”, disse. “Me sinto muito feliz em poder ver que a cidade está saindo de um momento difícil para projetar um futuro promissor”, disse.
(
Gazeta do Sul, 27/07/2007)