A nova fábrica de celulose da Suzano Papel e Celulose, em Mucuri (BA), deve ser inaugurada em outubro deste ano, dentro do prazo inicial, anunciou hoje o presidente da companhia, Antonio Maciel Neto. Segundo ele, as obras estão dentro do cronograma e, caso não ocorram imprevistos, ela começa a produzir já no início do quarto trimestre.
Temos grande segurança de que poderemos começar a produzir já em primeiro de outubro, disse Maciel.
Quando operada em plena capacidade, a unidade vai produzir 1,1 milhão de toneladas por ano, que podem ser aumentadas ainda mais, para 1,25 milhão de toneladas. O gasto em sua implantação deve ficar dentro da previsão, de US$ 1,3 bilhão.
Ainda assim, nos seis a nove meses após sua inauguração, a fábrica ainda deverá operar abaixo de sua capacidade, seguindo uma curva de aprendizado sobre a operação, diz Maciel. Portanto, durante o ano que vem, a unidade deve ter produzido cerca de 900 mil toneladas, ainda que a capacidade plena de produção deva ser atingida já na metade de 2008.
Ela será a maior planta de celulose de linha única no mundo, segundo o diretor financeiro da empresa, Bernardo Szpigel.
Por isso, diz o presidente, há um grande número de desafios tecnológicos únicos em sua implantação. É aí que reside a possibilidade de contratempos que atrasariam o início das operações na fábrica. Ele afirma, porém, que são conduzidas reuniões periódicas para avaliar o andamento da construção e garantir que o cronograma será cumprido.
(Por José Sergio Osse,
Valor Online, 26/07/2007)