A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado deve votar na primeira reunião deste segundo semestre, marcada para a próxima quinta-feira (02/08), às 11h, proposta do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) que sugere à comissão que inicie estudos, em conjunto com as Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), visando à criação do Fundo Mundial Ambiental (FMA).
O objetivo do Fundo Mundial Ambiental, de acordo com a proposta de Mercadante (Indicação nº 1/06), é financiar programas, projetos e ações para enfrentar o que classificou de imenso desafio de conciliar o crescimento econômico com o meio ambiente equilibrado em todo planeta. O FMA seria bancado com receitas oriundas da cobrança de uma taxa de até 1% sobre as importações de todos os países, e seria gerido e fiscalizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
- Não tenho a ingenuidade de supor que essa idéia não vá sofrer resistências, especialmente em países que importam em grande volume e têm pouco ou nenhum compromisso com a causa ambiental. Apesar disso, vale a pena lutar por uma causa dessa magnitude, porque o que está em jogo é a vida, a nossa existência e a do própria planeta que nos abriga - salientou Mercadante na defesa de sua proposta. E previu que caso o projeto se materialize, o fundo poderia arrecadar anualmente cerca de US$ 100 bilhões.
(Por Cláudio Bernardo, Agência Senado, 26/07/2007)