O governo federal e o governo do estado de Sergipe anunciaram nesta quinta-feira (26/07) investimentos de R$ 401,7 milhões em obras de saneamento básico e urbanização de favelas no Estado. De acordo com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, as obras deverão ser contratadas em 2007 e prevêem a recuperação dos rios, ampliação da rede de esgoto e água, urbanização de favelas na região metropolitana de Aracaju, capital do estado, e no município de Nossa Senhora do Socorro, atendendo 900 mil pessoas.
A maior parte dos recursos, R$ 338,3 milhões, virá do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e o restante de contrapartidas dos governos estadual e municipal. “Assegurar o acesso à infra-estrutura social e urbana é condição de distribuição de renda. Melhorar esgoto sanitário, abastecimento de água tratada e urbanização da favela é pré-condição para que se tenha uma distribuição correta de renda no Brasil”, disse, em entrevista coletiva, em Aracaju.
No evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afirmar que a classe pobre da população terá prioridade nas políticas de governo. “Pobre só é lembrado na época de eleição. No nosso governo, o pobre vai ser tratado como gente, com dignidade. As pessoas terão seus direitos respeitados”, afirmou.
Antes de discursar, Lula pediu um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente com o Airbus-320 da TAM, no Aeroporto de Congonhas, na semana passada. O presidente segue para João Pessoa, capital da Paraíba, onde também irá anunciar recursos para um programa de saneamento.
(Por Carolina Pimentel, Agência Brasil, 26/07/2007)