Em visita cortesia ao procurador Geral do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), Mauro Renner, na tarde desta quinta-feira (26/07), a presidenta da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Maria Celeste (PT), convidou o MP para participar das audiências públicas que serão realizadas em oito regiões da Capital, a partir do próxima sexta-feira (03/08).
Promovidas pela Câmara Municipal, Celeste lembrou que essas audiências tem como finalidade debater o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) do município. A vereadora salientou que se pretende com isso ampliar com vários setores da sociedade questões como o significado do Plano Diretor, como funciona e para que serve.
O vereador Adeli Sell (PT), que acompanhou a visita, lembrou que na época das audiências realizadas pelo governo municipal não aconteceram discussões sobre o Plano Diretor, mas somente a apresentação do projeto. Citou que existem propostas que não estão incluídos no PDDUA, como os Portais da Cidade. Maria Celeste ressaltou ainda o problema da mobilidade urbana na região Norte da cidade, também não previsto no PDDUA.
Conforme Celeste, além das audiências, a Câmara terá uma comissão especial para analisar o projeto da Prefeitura que será apresentado ao Legislativo nos próximos dias. Também serão distribuídas cartilhas sobre o PDDUA para os participantes das audiências.
Acompanharam a reunião os subprocuradores de Assuntos Institucionais, Eduardo de Lima Veiga, e de Assuntos Administrativos, Anízio Pires Gavião Filho, e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Ordem Urbanística, Isabel Bidigaray.
(Por Alessandra Obem, Ascom CMPA, 26/07/2007)