Um acordo entre Paris e Pequim para a construção de dois reatores nucleares de terceira geração será assinado ainda em julho, segundo divulgou a agência AFP. O grupo nuclear francês Areva e a chinesa China Guangdong Nuclear Power (CGNPC) devem assinar o acordo no dia 30 deste mês. A ministra da Economia francesa, Christine Lagarde, visitará a China para a Cerimônia
As empresas não confirmaram as informações. As informações financeiras ainda não foram divulgadas, mas o reator à água construído pela Areva na Finlândia custou cerca de 3 bilhões de euros. A CGNPC, na província de Guangdong, é um parceiro histórico da Areva na China. Ela administra as estações de energia Daya Bay e Ling Ao, no sul daquele país. Ambos tiveram a participação da Areva na construção nos anos 80 e 90.
A francesa perdeu a licitação multi bilionária para a construção de quatro reatores de terceira geração na China para a norte-americana Westinghouse. Ontem, A França e a Líbia assinaram nesta quarta-feira um memorando sobre energia nuclear que prevê a entrega de um reator ao país africano como parte dos equipamentos destinados a dessalinizar a água do mar.
(JB, 26/07/2007)