O Nordeste contará com mais uma ação de proteção às áreas de recifes. O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, promoverá em agosto quatro oficinas de capacitação na região do nordeste para disseminar a Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais. A iniciativa dá seqüência à segunda fase de divulgação da campanha e tem por objetivo treinar multiplicadores locais, além de proporcionar aos participantes o conhecimento dos recifes de coral e sua importância.
O programa de capacitação será desenvolvido com parceiros locais para gestores de áreas protegidas, agentes de turismo e ambientais, professores e voluntários. Coordenadas pelo Núcleo da Zona Costeira e Marinha, as atividades serão realizadas em Maracajaú (RN), em agosto, nos dias 20 e 21; João Pessoa (PB), 22; Porto de Galinhas (PE); 23 e 24; e Tamandaré (PE), 27.
A iniciativa, que faz parte da Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Naturais, procura esclarecer os visitantes e outros usuários de áreas protegidas sobre a importância da conservação do estado original dessas áreas e também de incentivar a prática consciente de atividades recreativas no ambiente natural.
Na segunda fase de divulgação, que teve início em 2005, a Campanha conta com o apoio da TV Senado, que veiculará o vídeo com os princípios da Campanha no programa EcoSenado em programas durante o final de semana (nos sábados às 16h30 e nos domingos às 13h e 21h), além de uma entrevista com a coordenadora do Núcleo, Ana Paula Leite Prates, em horário ainda a ser divulgado.
A primeira fase da Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais começou em 2001, com foco nas Unidades de Conservação estabelecidas nos ambientes recifais brasileiros. Na segunda fase, a Campanha está sendo expandida para as demais áreas de ocorrência dos recifes, um dos ecossistemas mais frágeis e ameaçados do mundo, e conta com o apoio financeiro da National Fish and Wildlife Foundation.
(Ascom Ibama/PB, 25/07/2007)