O Levantamento de Índice Rápido Amostral (Lira) aponta que Novo Hamburgo não tem a presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O levantamento realizado em um trabalho conjunto de agentes de saúde do Estado e município não detectou a presença do mosquito em nenhuma das 2.524 amostras de larvas recolhidas no na cidade na semana passada. Os agentes visitaram 3.179 imóveis, distribuídos por todos os bairros, ultrapassando os 5% de imóveis previstos.
Conforme o coordenador dos agentes de saúde, Jozoé da Silva, a população foi bastante receptiva ao trabalho. ‘‘Devemos continuar alertas. A incidência de mosquitos é menor no inverno, por isso os cuidados devem se estender especialmente na primavera e verão.’’
Concluído o levantamento, as armadilhas distribuídas pelo município serão reativadas e as visitas aos pontos estratégicos retomadas pelos agentes. ‘‘Além disso, voltaremos ao bairro Santo Afonso para concluir a visita às residências que faltam’’, explica Silva, referindo-se à cerca de quatro mil moradias.
(
NH, 25/07/2007)