Enquanto os azuizinhos controlavam o trânsito do cruzamento na tarde de ontem, o prefeito de Santa Cruz do Sul, José Alebrto Wenzel, observava com satisfação o trabalho das equipes de diferentes secretarias. A principal comemoração dele, além da provável melhoria do trânsito, foi ter conseguido salvar as árvores na esquina do Parque da Oktoberfest. A princípio, as plantas teriam que ser retiradas para a construção da rótula, que acabou sendo abortada.
“Além de não cortar as árvores, nós vamos ganhar mais uma praça”, diz ele. O ponto ocupará a laje da feira rural, que foi deslocada para alguns metros adiante. A pracinha contará com bancos, floreiras e postes de iluminação. O restante do terreno poderá ser utilizado como estacionamento dos clientes da nova feira.
A arquiteta Karina Peiter, da Secretaria de Planejamento, explica que, além da praça, o aspecto paisagístico inclui floreiras nas quatro esquinas, que terão ainda a função de proteção das calçadas. No complemento do trabalho, serão fixados taxões para fazer a marcação das pistas. As obras, tanto do cruzamento quanto da nova feira, devem ser inauguradas neste sábado. “O debate com a comunidade foi muito bom. Se não fosse isso talvez não tivéssemos essa praça e esta solução para o trânsito”, disse o prefeito.
A vizinhança também acredita no sucesso do projeto. “Aprovei 100% essa nova proposta. Sempre achei que a rótula não iria dar certo”, falou a aposentada Wedi Meinhardt, que mora na João Pessoa há 40 anos e atualmente não consegue tirar o carro da garagem nos horários de pico. “Todos por aqui estão contentes porque a Prefeitura atendeu ao pedido do povo. Estou muita satisfeita. A única coisa que eu ainda gostaria era que a parada de ônibus voltasse para perto de onde estava.”
(
Gazeta do Sul, 25/07/2007)