Cerca de 400 famílias de trabalhadores rurais sem-terra ligados a movimentos sociais ocuparam nesta terça-feira a Fazenda Boa Vista, em Murici (AL). Segundo a CPT (Comissão Pastoral da Terra) de Alagoas, a área de 572 hectares está registrada em nome do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e de seu irmão Olavo Calheiros, deputado federal pelo PMDB de Alagoas.
O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), o MLST (Movimento de Libertação dos Sem Terra), o MTL (Movimento Terra, Trabalho e Liberdade) e a CPT argumentam que houve grilagem de terra na área ocupada com apoio de cartórios da região.
Segundo a CPT, a ocupação da fazenda foi realizada com um ato político em homenagem ao Dia do Trabalhador Rural, comemorado em 25 de julho. Além da invasão, os movimentos sociais também pretendem realizar diversas manifestações amanhã em Murici.
"A meta é percorrer as principais ruas de Murici denunciando a grilagem de terras e a violência no campo, bem como os desmandos da família Calheiros na região da Mata Atlântica em Alagoas", afirmou os movimentos sociais por meio de nota.
(
Folha Online, 24/07/2007)