O titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (Smam), Beto Moesch, afirmou ontem que serão preservados cerca de 50% da área verde de terreno da rua Corte Real, bairro Petrópolis. No local, onde será construído um prédio de 14 andares, moradores protestam para garantir as características ambientais da rua. 'É legítima a reivindicação dos moradores da região, mas a secretaria foi além do que estava a seu alcance', declarou.
Segundo o secretário, o atual Plano Diretor permite construções desse porte em bairros como Petrópolis, Mont'Serrat, Moinhos de Vento e Tristeza. 'Conseguimos preservar a área verde e arborizada com base em legislações ambientais, para cumprir nossa intenção de preservar a flora e a fauna da cidade', ressaltou Moesch. Ele acrescentou que o projeto original previa um prédio anexo para estacionamento. Porém, com a mobilização da comunidade e o apoio da Smam, houve duas modificações na planta, colocando o estacionamento no subsolo do prédio.
A Smam também concluiu nesta semana ações para melhorar a arborização da rua Felipe de Oliveira, no mesmo bairro. Dos trabalhos realizados, 27 trataram da remoção de vegetais secos, substituídos por mudas nativas, como pau-ferro, caroba, araçá, pitangueira e cerejeira. Os plantios garantiram para a região abrangida pela Zonal Leste 599 novas árvores plantadas.
(
CP, 25/07/2007)