A companhia petrolífera norte-americana Devon obteve nesta terça-feira (24/07) licença ambiental para começar a explorar petróleo no campo brasileiro de Polvo, após atrasos causados por uma greve no Ibama.
"A licença de operação foi assinada hoje", informou o porta-voz do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Os funcionários do Ibama voltaram ao trabalho na semana passada, depois de semanas de protesto contra a decisão do governo de dividir a instituição com a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
O início da produção no campo de Polvo, inicialmente previsto para este mês, fará da Devon a primeira companhia produtora de petróleo estrangeira no país não-associada à estatal Petrobras .
Representantes da Devon não puderam dizer se a programação para o início das atividades neste mês será mantida.
SK Corp, a maior refinaria da Coréia do Sul, é parceira da Devon no projeto, detendo uma fatia de 40 por cento.
Companhias como a Shell e a Repsol-YPF estão explorando petróleo brasileiro como parceiras da Petrobras.
A Devon detém uma plataforma de produção no campo de Polvo, na bacia de Campos. Ela deverá bombear o petróleo para um navio-tanque com capacidade de 1,5 milhão de barris. O projeto alcançará produção máxima de 50 mil barris por dia de petróleo pesado em meados de 2008.
(
Reuters, 24/07/2007)