Metade dos consumidores britânicos não se considera preparada para pagar mais impostos a fim de ajudar o meio ambiente, segundo uma pesquisa. Apesar de muitos estarem dispostos a adotar um estilo de vida mais "verde", 50 por cento não querem pagar mais para ajudar em questões ambientais, por acreditar que já desembolsam impostos demais, segundo pesquisa do Unbiased.co.uk.
O site, que promove a consultoria financeira independente, concluiu, por exemplo, que apenas 23 por cento dos britânicos estão preparados para pagar mais impostos sobre os carros para reduzir a emissão de gases de carbono. E apenas um quinto dos usuários de aviões ficariam satisfeitos de pagar 'impostos verdes' sobre as passagens. Sete por cento dos 2.610 entrevistados pelo instituto YouGov disseram não se importar minimamente com as questões ambientais.
Lidar com as questões ambientais está provavelmente no topo da lista para a maioria dos consumidores, embora na realidade muitos não estejam preparados para tocar no bolso a fim de ajudar a contribuir com a causa - principalmente porque acreditam que já pagam impostos demais", disse David Elms, presidente-executivo da Unbiased.co.uk.
"Muita gente, ironicamente, paga impostos demais por ignorância", segundo Elms. "Ninguém gosta de pagar imposto, isso é evidente, com dois terços de nós dizendo que nos ressentimos dos impostos. Mas há alguns passos simples que as pessoas podem dar para reduzir a quantia que o 'Chancellor' (ministro das Finanças) tira da gente".
"Preencher um formulário, fazer um testamento, ou se certificar de que as economias estão protegidas numa caderneta de poupança são coisas que tomam relativamente pouco tempo, mas provavelmente será um dos tempos mais efetivos que você terá gasto neste ano. Além disso, o dinheiro que você economiza reduzindo seu desperdício tributário poderia lhe permitir ser mais 'verde'".
(JB Online, 24/07/2007)