Como resultado do planejamento de ações realizado em novembro de 2006, a promotoria do meio ambiente do Baixo Acre do Ministério Público Estadual (MPE) e prefeituras dos municípios instalam nesta quarta-feira (25/07) o Fórum de Gestão Ambiental que irá debater e tentar encontrar soluções para os problemas ambientais comuns às cidades que integram a região.
Falta de saneamento básico, lixões, descarte de água servida em esgoto in natura, ocupação de área verde e desmatamento são algumas das questões que afetam o meio ambiente e que serão abordadas por representações populares. "Queremos que esta discussão seja feita periodicamente e não apenas na instalação do fórum. É mais um espaço que a população tem para propor ações", explica a promotora do meio ambiente, Meri Cristina do Amaral Gonçalves.
A região do Baixo Acre é uma das mais afetadas em todo o Estado pelo desmatamento ao longo do rio, pela localização geográfica e maior concentração populacional. O nível das águas do principal rio do Estado é, segundo a promotora, conseqüência deste desmatamento não só na região do Baixo Acre, mas também na do Alto Acre. "O rio está a cada ano com o nível mais baixo. Este é o resultado do desmate e implantação de pastagens", avalia.
Durante o Fórum Público de Gestão Ambiental, o MPE irá distribuir cartilhas impressas e animadas em DVD. O material contém informações sobre a função do fórum e orientações para que entidades populares identifiquem os problemas ambientais que mais afetam suas comunidades. "Um dos principais objetivos da gestão ambiental pública é a participação e discussão dos problemas pela comunidade que deverá dar respostas sobre o assunto depois de ser assimilado por ela", diz a promotora. O fórum será realizado nesta quarta-feira, no auditório do Ministério Público, a partir das 8 horas. Representantes de associações de moradores e demais segmentos sociais, sindicatos rurais, órgãos ambientais, além das federações da indústria e dos trabalhadores rurais participam do evento.
(Por Golby Pullig
, A Gazeta, 24/07/2007)