O Parque Nacional do Iguaçu realiza na próxima sexta-feira (27/07) o IV Seminário Temático de Educação Ambiental, para discutir e formatar projetos ambientais do “Curso/laboratório de Educação Ambiental no Processo Educativo”. O evento, que tem como objetivo a capacitação de professores no âmbito da educação ambiental, será realizado nas dependências da Faculdade Anglo-Americano em Foz do Iguaçu (PR).
O curso será ministrado pela Escola Parque e ofertado aos professores do ensino público dos 14 municípios do entorno da Unidade de Conservação e de dois municípios argentinos. O seminário reunirá, além dos professores participantes do curso desse ano, os professores formados desde 2004. A estimativa é mobilizar cerca de 500 educadores.
De acordo com o chefe do Parque, Jorge Pegoraro, 2007 será o último ano do curso direcionado aos professores. “Estamos finalizando uma fase de quatro anos de capacitação para os professores, e já pensamos na próxima etapa, de 2008 a 2010, onde a Escola Parque estará realizando ações ambientais mais práticas juntos aos municípios do entorno da unidade”.
A programação inclui na abertura a palestra-show do publicitário e arte-educador, Lázaro Tadeu, com o tema “A Importância da Mobilização e Educação Para Promoção e Desenvolvimento Sustentável”. Pela tarde os professores reúnem-se em uma plenária para a apresentação dos projetos a uma banca formada por técnicos da área ambiental. A função dos técnicos é analisar a eficácia dos projetos que serão implantados pelos professores em seus locais de origem.
Os projetos apresentados possuem como tema inicial o Parque e sua diversidade biológica. Em outras edições, já foram apresentados projetos que previam o plantio de árvores nativas em espaços urbanos e mata ciliar e a produção de trabalhos com material reciclável, entre outros. Os professores desenvolvem o projeto em sala de aula com os alunos, tendo o acompanhamento dos técnicos da Escola Parque. O resultado dos projetos será apresentado no final do curso, em novembro, durante a V Mostra de Educação Ambiental promovida pelo Parque.
Escola Parque
Criada em 2000, a Escola Parque é responsável pela aplicação de Educação Ambiental aos moradores do entorno do Parque Nacional do Iguaçu. A iniciativa consiste numa estratégia adotada pela Unidade de Conservação para sensibilizar a população da região quanto à importância do Iguaçu no contexto da proteção, conservação de recursos naturais, geração de renda e qualidade de vida.
A Escola Parque recebe diariamente estudantes provenientes dos municípios do entorno da unidade sem nenhum custo financeiro. No local os estudantes recebem informações sobre o Parque Nacional do Iguaçu, realizam jogos didáticos e percorrem as trilhas das Cataratas do Iguaçu.
(Por Adilson Borges Lago, Ascom Ibama/PR, 24/07/2007)