Em operação realizada semana passada, as secretarias de Meio Ambiente de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Estância Velha, juntamente com o Batalhão da Brigada Ambiental com sede em Sapucaia do Sul, todos coordenados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), fiscalizaram seis empresas que operam e lançam efluentes líquidos próximos ao Arroio Gauchinho, o que ocasionou o fechamento de duas delas no município.
De todos os estabelecimentos verificados, apenas um não apresentou infrações, operando de acordo com as normas ambientais. As duas empresas fechadas, segundo informou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), detêm sigilo fiscal, portanto não tiveram seus nomes divulgados. Segundo as investigações, ambas despejavam líquidos não tratados diretamente na rede pública de esgoto e não apresentavam qualquer tipo de documentação e alvará, além de não ter um depósito para seus resíduos.
Outros estabelecimentos, dois em São Leopoldo e um de Estância Velha, também foram notificados. Conforme o secretário do Meio Ambiente de Estância Velha, Claudenir Ferreira dos Santos, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) está realizando essas ações conjuntas em diversas áreas. “É uma espécie de forçatarefa e na semana passada a nossa região foi escolhida para o serviço”, destacou Santos.
Para o agente ambiental de Novo Hamburgo André Henrique Breitenbach, que participou da operação, uma das empresas de Novo Hamburgo não disponibilizava de tratamento para seus ácidos usados para limpeza de peças metálicas. “A empresa depositava água que era utilizada na limpeza de metais banhados em ácido, como fivelas e outros rebites”, ressaltou Breitenbach.
O agente destacou ainda que entre os ácidos usados estava o material químico conhecido como cromo, que segundo ele é altamente perigoso. “Agora essas empresas foram lacradas e só poderão operar após o devido licenciamento e instalação de equipamentos que façam o reaproveitamento da água”, completou Breitenbach. A multa para esses crimes varia entre R$ 800 a R$ 6 mil.
(
NH, 24/07/2007)