Cinco profissionais da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) devem fazer uma visita à Veracel – fábrica da Aracruz Celulose no Sul da Bahia – no próximo mês. Eles integram uma
equipe de 12 técnicos responsáveis pela análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) referente à quadruplicação da planta da Aracruz em Guaíba (RS).
A empresa, que é líder mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto,
prepara-se para aumentar de 450 mil para 1,8 milhão de toneladas a produção por ano no município gaúcho. Segundo o chefe do grupo que está examinando o EIA/Rima, engenheiro Renato Chagas, da Fepam, a visita está prevista para a primeira ou a segunda semana de agosto, mas ainda depende de confirmação. Conforme o coordenador de Pesquisa Tecnológica, Qualidade e Processo e gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Aracruz, Clóvis Zimmer, a viagem foi proposta pela empresa e tem como objetivo mostrar ao órgão ambiental a tecnologia empregada na Bahia, cujo sistema de proteção ao meio ambiente será o mesmo utilizado no Rio Grande do Sul.
A
Veracel, uma associação entre a Aracruz Celulose e a sueco-finlandesa Stora Enso, produz celulose branqueada de eucalipto em Eunápolis (BA). A planta entrou em operação no segundo semestre de 2005. Com capacidade anual de 900 mil toneladas de celulose, é uma das maiores do mundo e afirma incorporar equipamentos, sistemas de controle de processos e de proteção ambiental de última geração.
(Por Débora Cruz, Ambiente Já, 24/07/2007)