As autoridades confirmaram hoje (24/07) que 58 pessoas morreram nas inundações e enchentes ocorridas na região central da ilha indonésia de Célebes, que deixaram também cerca de 8.000 desabrigados. "O número de mortos nestes momentos é de 58", disse o diretor provincial do serviço de Controle de Desastres, Firts Abas, segundo a agência estatal de notícias "Antara".
Abas disse que a maioria das vítimas ainda estão sob os escombros das centenas de casas destruídas. Cerca de 8.000 pessoas estão desabrigadas temporariamente depois que várias aldeias da zona de Morowali ficaram alagadas, após o transbordamento do rio Solato provocado pelas incessantes chuvas da última semana. Povoados inteiros permanecem isolados depois que várias estradas e pontes ficaram inutilizáveis, e que a água inundasse a zona até uma altura de mais de dois metros em alguns pontos.
A localidade mais afetada é o povoado de Uwe Ruru, onde dois grandes deslizamentos de terra ocorridos no domingo e na segunda-feira destruíram vários edifícios, incluindo uma pequena mesquita que era utilizada como abrigo. Segundo o Serviço Nacional de Busca e Resgate (Basarnas), várias equipes de apoio foram enviadas à zona, para onde também se deslocou um grupo especial de 100 membros das forças de segurança para colaborar nas tarefas de evacuação.
(
EFE, 24/07/2007)