Cerca de 80 mil famílias continuam hoje (24/07) sem energia elétrica em Barcelona, 24 horas depois de a cidade sofrer o maior blecaute de sua história recente, com prejuízos bilionários. Milhares de pessoas passaram a noite sem luz. Ontem, segunda-feira, Barcelona afundou no caos. O blecaute aconteceu durante a manhã, por causa da queda de um cabo de alta tensão em uma central elétrica. A reação em cadeia danificou quatro subestações e causou um incêndio em uma delas.
No total, 350 mil casas e lojas ficaram sem energia elétrica. Durante as últimas horas, os técnicos restabeleceram o serviço para cerca de 30 mil casas, do total de 110 mil que ainda estavam sem luz, segundo fontes da companhia elétrica Fecsa-Endesa. Enquanto continuam os trabalhos, ontem à noite houve protestos de moradores indignados com a situação.
Em toda a cidade, 90% dos semáforos ficaram inutilizados. Agentes municipais atuam nas ruas de maior tráfego para orientar os motoristas, informaram fontes da Guarda Urbana de Barcelona. A Fecsa-Endesa informou que instalará 40 geradores para atenuar a falta de luz nas áreas afetadas, em "pontos críticos" como centros de saúde. As autoridades da região da Catalunha abriram uma investigação para cobrar a responsabilidade da companhia elétrica e pediram aos usuários para reduzir o consumo de energia.
(
Efe, 24/07/2007)