"Precisamos lutar pela preservação das nossas florestas, porque delas dependemos para viver" disse o deputado Rossano Gonçalves (PDT), durante o encontro que teve com a governadora Yeda Crusius, junto com a jovem ativista Alana Duro Pereira, que busca assinaturas para o movimento carta aberta de artistas brasileiros sobre a devastação da amazônia. Para Rossano, a estudante da Escola João Pedro Nunes serve como exemplo, pela sua atitude em defesa do patrimônio brasileiro. "Nosso país precisa de gente como a Alana, fiquei emocionado com a sua bravura e determinação na defesa da nossa amazônia" destacou o parlamentar.
Segundo dados do movimento Amazônia para Sempre nos últimos três anos 17 mil quilômetros quadrados de floresta foram desmatados. É quase a metade da Holanda. Da área total 16% já foram destruídos, o equivalente a duas vezes a Alemanha e três estados de São Paulo. São mais de cinco milhões de quilômetros quadrados, um verdadeiro lençol térmico engedrado pela natureza para que os raios solares não atinjam o solo, proporcionando a vida da mais exuberante floresta da terra e auxiliando na regulação da temperatura do planeta.
Para o deputado Rossano Gonçalves, é importante uma frente forte de fiscalização envolvendo todos os instrumentos possíveis para evitar a exploração na retirada de madeiras, como a derrubada de árvores e a poluição dos rios Madeira e Negro pelos os garimpos que terminam destruindo os nossos valiosos recursos naturais.
O movimento Amazônia para Sempre, que tem Alana Duro como uma das incentivadoras em São Gabriel, conta com a coordenação nacional dos artistas Christiane Torloni, Victor Fasano e Juca de Oliveira. A governadora Yeda Crusius assinou o documento que tem como objetivo buscar junto ao Congresso Nacional e o Palácio do Planalto a interrupção imediata do desmatamento da floresta amazônica.
(Por Milton Cardoso, Agência de Notícias AL-RS, 23/07/2007)