Representantes da SVB Participações e Empreendimentos, em visita à Câmara de Vereadores de Porto Alegre, solicitaram à presidenta do Legislativo, vereadora Maria Celeste (PT), uma reunião com os vereadores para a apresentação do projeto que trata do Pontal do Estaleiro. A proposta prevê a construção de prédios comerciais e residenciais entre a Avenida Padre Cacique e o Lago Guaíba, no Bairro Cristal (zona Sul). Na ocasião, Maria Celeste propôs que fosse agendada visita ao local e que, na oportunidade, a empresa fizesse uma explanação do projeto aos vereadores. O vereador Adeli Sell (PT) e o arquiteto Jorge Debiagi acompanharam a reunião.
O representante da SVB Rui Carlos Pizzato informou ter sido elaborada uma minuta do projeto que já foi encaminhada às Secretarias Municipais de Gestão e de Planejamento e ao Conselho Municipal do Plano Diretor para análise. Conforme Pizzato, após este processo de avaliação o projeto será encaminhado à Câmara Municipal.
Pizzatto disse que o projeto prevê ainda a construção de áreas de lazer, ciclovias e esplanada de 700 metros de comprimento. Na oportunidade, Pizzatto requisitou uma reavaliação por parte do Legislativo sobre a Lei Municipal 470/02, que inclui o plano urbanístico da Capital e proíbe a construção de prédios residenciais na orla do Guaíba. Segundo ele, está previsto no projeto a construção de um dique natural no mesmo nível da Avenida Guaíba, para proteger o empreendimento de possíveis enchentes.
(Por Alessandra Obem, Ascom CMPA, 23/07/2007)