O Instituto Martim Pescador levou a exposição A Tragédia do Rio dos Sinos para a São Leopoldo Fest. Uma área no local da festa, no Largo Rui Porto, no Centro da cidade, serviu como espaço para abrigar fotos e textos explicativos, que até o último dia 15 de julho estavam expostos no Ginásio Municipal Celso Morbach.
Nem todos os objetos que fizeram parte da grande mostra no ginásio foram levados à São Leopoldo Fest. Segundo o presidente do Instituto Martim Pescador, Henrique Prieto, cerca de um quarto das fotos e textos da exposição anterior está na festa. “Decidimos dar destaque à cobertura da mortandade.” Ainda assim, Prieto afirma estar empolgado. “Vai ser bem interessante essa exposição. Esperamos um bom resultado, com muita gente visitando a mostra.”
Para o presidente do instituto, o diferente perfil dos visitantes esperados para a nova exposição não será problema. “O tema é bastante atraente”, afirma Prieto. Ainda assim, Prieto confessa que a mostra anterior foi concebida tendo escolas e estudantes como público-alvo principal. No total, segundo dados do Martim Pescador, cerca de cinco mil pessoas visitaram o ginásio entre os dias 30 de junho e 15 de julho.
Além da exposição, o Instituto Martim Pescador promete promover trilhas urbanas e ecológicas durante a programação da São Leopoldo Fest. Os detalhes, no entanto, ainda não foram divulgados. Durante a última Semana Municipal do Meio Ambiente, no mês de junho, o instituto já havia promovido trilhas similares.
(
VS, 23/07/2007)