Aproveitar as redes de água e luz já instaladas na Volta da Charqueada, a leste da cidade, transformando essa zona de ocupação expansiva em zona residencial, é uma das principais propostas do presidente do Núcleo de Arquitetura, Engenharia e Agronomia (NEA) de Cachoeira do Sul (RS), André Müller, para a atualização do plano diretor de desenvolvimento urbano do município. Ele será o coordenador da modernização do conjunto de leis que aponta para onde a cidade deverá crescer.
“A zona leste”, diz ele, “especialmente a Charqueada, está pronta para crescer, mas para que isso aconteça é necessário transformar essa zona em bairro, possibilitando loteamento de áreas”, observa o arquiteto André Müller. Ele afirma que devido à instalação da Ulbra/Cachoeira, há 10 anos, o Bairro Universitário e vizinhos ainda tendem a crescer, o que demanda investimentos de infra-estrutura”, acrescenta o presidente do NEA.
Na análise do presidente do NEA, Cachoeira do Sul mudou de perfil nas últimas duas décadas, o que exige alterações no plano diretor que ele ajudou a desenvolver em 1981. “O alargamento da Avenida João Neves da Fontoura é outra necessidade que deve ser contemplada no plano diretor, assim como a diminuição da largura de ruas nos bairros, permitindo que sacadas possam ser mais largas”, entende Müller.
Permitir a instalação de indústrias nos bairros é outra proposta de Müller. “Quando o plano diretor de Cachoeira foi desenvolvido, no início da década de 80, não havia os dispositivos contra poluição industrial disponíveis hoje. Atualmente é possível viver muito bem morando ao lado de uma indústria”, comenta o presidente do NEA.
(
Jornal do Povo, 23/07/2007)