O vice-presidente de Cuba, Carlos Lage Dávila, disse que seu país produz atualmente cerca da metade do petróleo e gás que consome, informa a imprensa local. Lage Dávila, também secretário do Comitê Executivo do Conselho de Ministros, visitou as instalações da Empresa de Perfuração e Extração de Petróleo e Gás do Ocidente, situada na localidade de Santa Cruz do Norte, que chegou no sábado (23/07) a um milhão de toneladas de petróleo produzidas.
Essa empresa produtora de petróleo é uma das principais do país, segundo indicaram a televisão local e a 'Agência de Informação Nacional'. O vice-presidente cubano afirmou novos poços de prospecção estão surgindo, e os terminados agora permitiram aumentar as reservas de petróleo do país, que em 2008 poderá ter um nível de produção semelhante ao desse ano.
Explicou que a ilha caribenha 'foi adquirindo uma capacidade para introduzir serviços petroleiros aos poços em produção'. Cuba consome diariamente cerca de 180 mil barris da commodity e produz aproximadamente 85 mil barris diários de petróleo pesado com um alto conteúdo de enxofre que é utilizado fundamentalmente na geração de eletricidade, segundo dados da empresa local Cubapetróleo (Cupet).
Além disso, o país cobre grande parte de suas necessidades com os cerca de 100 mil barris diários de petróleo que recebe da Venezuela a preços preferenciais e que paga com serviços médicos, educativos e esportivos em virtude de um acordo assinado entre ambos os países em 2002. Cuba produziu 3,9 milhões de toneladas de petróleo e gás em 2006, e pretende produzir quatro milhões de toneladas este ano, segundo previsões oficiais.
(Efe, 21/07/2007)