Uma equipe de fiscalização do Escritório Regional do Ibama em Itajaí (SC) apreendeu, na última quarta-feira (18/07), sete tigres, um chimpanzé, um urso e um elefante durante vistoria no Circo Stankovich, instalado no município. O proprietário do circo foi multado em R$ 4 mil por maus-tratos aos animais silvestres. Os fiscais interditaram a apresentação dos animais durante os espetáculos do circo.
Os animais foram encontrados em situação degradante. O elefante estava acorrentado por um dos pés com uma corrente de cinqüenta centímetros, que impedia que o animal pudesse se locomover adequadamente. Os outros bichos estavam abrigados em compartimentos com tamanhos inadequados para a movimentação. Um compartimento de apenas quatro metros quadrados abrigava um urso marrom com cicatrizes na testa. Esse recinto estava infectado com fezes do felino. Sete tigres eram mantidos num espaço suficiente para abrigar apenas um deles. A pata de um dos tigres não tem garras, o que comprova a mutilação.
Na jaula onde havia um chimpanzé adulto não estava iluminada o suficiente e em seu piso foi encontrado muito lixo: restos de papéis, plásticos, garrafas de pet, copinhos (vazios) de iogurte, copos descartáveis. Os fiscais presenciaram o chimpanzé comer uma bala, alimentação inadequada com a qual o circo vinha mantendo o animal. Eles constataram, com a ajuda do sítio da Associação Protetora de Animais São Francisco de Assis (APASFA), que a situação desse animal já vem se arrastando ao longo dos tempos, pois o relato fotográfico encontrado na internet era idêntico às condições observadas durante a inspeção ao circo.
(Por Kézia Macedo, Ascom Ibama/Sede, 20/07/207)