A Companhia Independente do Cerrado – CIAC – apreendeu 54 pássaros silvestres numa blitz realizada dia 17 de julho na BR 020, próximo à cidade de Luiz Eduardo Magalhães, localizada a aproximadamente 940 km de Salvador. As aves que estavam no porta-malas de um veículo vinham procedentes do município de Barra, Oeste da Bahia, com destino para São Paulo (SP).
A Gerência Executiva do Ibama em Barrreiras foi acionada e aplicou multa de 500 reais por animal, totalizando 27 mil, ao infrator. “Ele irá responder judicialmente, podendo pegar pena de seis meses a um ano de prisão, pois o tráfico de animais é considerado crime ambiental”, declarou o gerente executivo do Ibama Zenildo Eduardo Soares.
O tráfico de animais silvestres é um dos crimes ambientais de maior ocorrência na região oeste da Bahia. As cidades de Barra, Muquém do São Francisco, Ibotirama e Formosa do Rio Preto são consideradas como os principais pontos de captura dos pássaros típicos do cerrado no estado da Bahia.
As aves passaram por tratamento veterinário, recebendo complexos vitamínicos. Os que estavam em boas condições foram soltos e os que estavam machucados foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres-CETAS mais próximo, localizado em Vitória da Conquista, Sul do estado.
(Ascom Ibama/Barreiras, 20/07/2007)