O secretário da Ciência e Tecnologia, Pedro Westphalen, acredita que a bioenergia poderá ser o projeto mais rápido de auxiliar no desenvolvimento sustentável do RS. Ele participou, neste sábado, do programa 'Correio Rural' da Rádio Guaíba AM 720. Segundo ele, o projeto é um dos focos da secretaria desde 2005. Estimado em R$ 4 milhões, conta com universidades e diferentes setores. Pelo menos, dez municípios estão envolvidos, entre eles, Maquiné, São Borja, São Luiz Gonzaga, Palmeiras da Missões, Viamão e Santo Antônio da Patrulha. O projeto engloba mais de 200 cultivares de cana. 'Estamos trabalhando para aliar a pesquisa acadêmica ao setor.'
O presidente do Instituto Brasileiro de Produção Sustentável, Carlos Nascimento, disse que a tecnologia está avançando e citou experiências americanas e alemãs. 'Os EUA inseriram imunoglobina humana no leite, contribuindo para a imunidade de quem consome o produto', citou.
A Expointer também foi tema do programa. O coordenador da feira, Antonio Alves, destacou o interesse dos expositores. 'Todos os espaços estão lotados e temos 200 empresas na fila'. O presidente da Cotrijal, Nei Mânica, confirmou que a entidade disponibilizará caravanas para garantir a presença de produtores no evento. Mânica ainda avaliou como pontual a renegociação dos débitos agrícolas. 'A dívida é muito maior do que todos pensam. Nosso setor não tem condições de competir com países que têm seguro e planejamento a longo prazo'.
O diretor da Farsul, Fernando Adauto, falou da ameaça da União Européia em embargar a carne brasileira. 'Este movimento é politico, mas quem decide é a Comissão Européia, que é responsável e obedece às regras da OMC'. Ele lembrou que a UE deve alcançar 600 mil t de carne importada, sendo 70% do Brasil.
(
CP, 22/07/2007)