Os 250 garimpos de pedras preciosas em atividade nos oito municípios do Médio Uruguai terão que estar dotados de sistemas de perfuração a úmido no trabalho de desmonte de rochas, até o final deste ano. Segundo o presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai), Delmir Potrich, a medida, que visa preservar a saúde dos trabalhadores, é uma exigência do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), do ministério do Trabalho e também da própria cooperativa.
Em reunião realizada no último dia 14, com a presença de 500 pessoas, entre garimpeiros e donos de garimpos, ficou estabelecido que, além da implantação do sistema de perfuração a úmido, terão que ser apresentados projetos que visem a instalação do sistema de ventilação no interior das galerias. Nos locais, ocorrem as detonações e retiradas dos geodos de pedras ametistas (70%), calcitas, citrinos e gipsitas.
Conforme Delmir Potrich, um garimpo localizado na linha Três Coqueiros, interior de Ametista do Sul, serve de modelo e fomenta a mudança de atitude dos proprietários. Nos oito município da região, onde a atividade envolve 2 mil pessoas, 30 garimpos já implantaram o novo sistema de ventilação e extração.
(
CP, 22/07/2007)