Crianças da cidade de Uruguaiana participam hoje, pela manhã e à tarde, de passeios no Trem Ambiental, projeto educacional da América Latina Logística (ALL). A atividade envolverá cem alunos da Escola Municipal General Osório, da Escola de Educação Infantil Gente Miúda e integrantes do Programa SOS Mulher, que abriga 48 meninas em situação de vulnerabilidade social.
O trem partirá da unidade da ALL, instalada às margens BR 290, para um passeio até a Ponte Internacional, na fronteira com a Argentina. Na parte da manhã o horário de saída ocorre às 9h30min. À tarde, o deslocamento ocorre às 14h30min. Cada trecho da viagem tem a duração de duas horas.
Além de Uruguaiana, o Trem Ambiental passará pelas cidades de Alegrete, Santa Maria e Cruz Alta, seguindo depois para os estados de São Paulo e Mato Grosso. Durante as viagens em Uruguaiana as crianças serão acompanhadas pela pedagoga Arete Liliane Marques Oliveira, que fará uma palestra sobre o rio Uruguai. Elas também terão aula de educação ambiental e receberão informações sobre segurança em ferrovias e cruzamentos, além de conhecer as paisagens da região. No passeio, os alunos receberão um kit com mochila, camiseta, material escolar e uma cartilha didática.
O projeto Trem Ambiental começou há dois anos, utilizando vagões de passageiros alugados. Desde 2006, o projeto tem o seu próprio vagão personalizado com temas ambientais. Nesse ano, a estrutura recebeu nova pintura, com grafites de temas relacionados à natureza. O trabalho, interno e externo, ficou a cargo de professores e alunos da Fundação Cultural de Curitiba. Somente para 2007, o vagão recebeu investimento de R$ 80 mil. Ao todo, a ALL investiu R$ 200 mil no projeto.
A iniciativa visa sensibilizar crianças quanto à preservação do meio ambiente. O projeto envolve as comunidades próximas à malha da ALL e abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A expectativa é que sejam realizados, no mínimo, 30 passeios até o final do ano.
(
CP, 20/07/2007)