Uma missão comercial do estado da Flórida (Estados Unidos) viajará ao Brasil em novembro, para reforçar os vínculos comerciais e a associação no campo do etanol. Charly Crist, governador da Flórida, informou que a delegação comercial planeja visitar São Paulo entre os dias 3 e 8 de novembro, para analisar novas maneiras de alavancar o potencial econômico do estado.
"O Brasil é um líder na produção de bioenergia. A crescente indústria da energia renovável no estado da Flórida pode beneficiar-se de um entendimento mútuo", disse Cris, na cúpula de energia renovável "Semear a energia", realizada em Saint Petersburg, na costa oeste do estado. Os integrantes da missão comercial realizarão reuniões com vários funcionários do Governo do Brasil. O país é o primeiro parceiro comercial da Flórida.
Quanto à cúpula, Crist destacou que é "um exemplo" do que se pode conseguir, ao fazer pesquisas conjuntas para encontrar soluções inovadoras para a produção de energia e a proteção ao meio ambiente. A Flórida desenvolve diversos projetos, e promove o uso da biomassa na produção de energia renovável, com o objetivo de reduzir a emissão dos gases de efeito estufa.
O evento reúne representantes do setor agrícola, acadêmicos, instituições financeiras e funcionários, que discutem maneiras de usar recursos agrícolas na produção de energia renovável na Flórida. A iniciativa de "Semear a energia" foi impulsionada pelo Comissário de Agricultura da Flórida, Charles Bronson, com o objetivo de colocar o estado na vanguarda da utilização da bioenergia nos Estados Unidos.
"Os agricultores e os fazendeiros da Flórida jogam um papel importante, localizando o estado à frente da bioenergia. Este programa ajudará a reduzir a dependência do petróleo, e a expandir o mercado agrícola para os agricultores", afirmou Bronson. O orçamento estadual de 2006 destina US$ 20 milhões ao financiamento de pesquisas sobre o etanol.
(Efe, 20/07/2007)