A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou ontem (19/07) que um total de 33 usinas de fonte hídrica e térmica estão pré-qualificadas para participar como vendedoras de energia no leilão marcado para o próximo dia 26. Nesse leilão, que será feito pela internet, serão negociados contratos para a venda de energia às distribuidoras com fornecimento a partir de 2010 (o chamado leilão A -3).
As 33 usinas foram cadastradas no leilão por 21 empresas que entregaram, na terça-feira, a documentação necessária e depositaram as garantias financeiras. Dessas 33 usinas, três são hidrelétricas e 30 são termelétricas. Entre as termelétricas, apenas quatro são usinas movidas a gás natural, apesar de a Aneel ter aprovado recentemente medida para flexibilizar as regras de geração das termelétricas justamente para atraí-las ao leilão. Das outras termelétricas, 21 são movidas a óleo diesel ou óleo combustível, e cinco são à base de biomassa.
A Aneel não informou qual a potência total que terão as 33 usinas. Além dessas, foram cadastradas 20 distribuidoras que participarão do leilão como compradoras de energia.
O total de usinas pré-qualificadas é quase três vezes inferior às 91 usinas que haviam sido habilitadas inicialmente pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), tecnicamente, para participar do leilão.
A Aneel informa que o preço-teto para a energia das hidrelétricas no leilão é de R$ 124,00 por MW/h, enquanto o das térmicas é de R$ 140,00 por MW/h.
(
G1, 19/07/2007)