Após se reunirem ontem à noite (17/07) com o ministro Paulo Bernardo (Planejamento), os representantes dos servidores do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) disseram que houve avanços nas negociações com o governo sobre o fim da greve da categoria, iniciada em 21 de maio. No encontro, eles marcaram um cronograma de trabalho para discutir as reivindicações dos grevistas.
"Montamos um cronograma de trabalho para discutir a parte técnica da proposta, a estruturação do plano de carreira e o orçamento disso tudo. Vamos nos reunir na próxima semana e a expectativa é elaborar um documento final, entre as duas partes, até sexta-feira da próxima semana", disse Sebastião Henrique Lima, do comando de greve dos servidores.
Segundo ele, o governo também se comprometeu a não cortar o ponto dos grevistas enquanto as partes estiverem negociando um acordo. "A reunião foi positiva. O governo se comprometeu a não cortar o ponto durante a negociação."
Entre as reivindicações dos grevistas do Incra estão a reestruturação do plano de cargos e salários, contratação de funcionários.
Na semana passada, o governo propôs o fim imediato da greve em troca de uma restruturação remuneratória aos servidores. Esta restruturação sairia em 30 dias. Os grevistas querem que o governo apresente uma proposta concreta em cinco dias.
Os servidores reivindicam a inclusão efetiva da reforma agrária e a retirada do projeto de lei que limita por dez anos os reajustes salariais dos funcionários públicos.
(
Folha Online, 18/07/2007)