A Confederação Nacional do Transporte (CNT) lançou nesta quarta-feira (18) de julho, em Brasília, o DESPOLUIR - Programa Ambiental do Transporte.
O Programa tem como objetivo criar uma cultura de responsabilidade ambiental no setor transportador brasileiro e contribuir com os esforços mundiais visando à diminuição da emissão de CO2, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.
Desde quarta-feira (18), veículos equipados com opacímetros (equipamentos que analisam a fumaça emitida por motores) estão sendo distribuídos entre as federações de transportadores dos 27 estados do país, que vão colocar as unidades móveis à disposição das empresas de transporte, para que possam verificar a emissão de poluentes de suas frotas com o objetivo de reduzir a poluição e o consumo de combustíveis, conforme as exigências estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
De acordo com o presidente Clésio Andrade, "com o Programa DESPOLUIR , o setor participa de ações eficazes e legítimas em defesa do meio ambiente. A CNT possui uma estrutura organizacional capaz de atender os transportadores e a sociedade na busca desse desenvolvimento sustentável. São 31 federações, 348 sindicatos e 32 associações; um universo que compreende 146 mil empresas, 733 mil autônomos e 2,5 milhões de trabalhadores, que geram cerca de 6,5 % do Produto Interno Bruto".
"O programa quer também estimular empreendedores do setor a obedecer às normas ambientais relativas às emissões de poluentes veiculares e promover o uso de energia limpa pelas empresas de transporte, caminhoneiros autônomos e taxistas", diz o presidente da CNT.
O DESPOLUIR é estruturado em dois Grupos de Projetos:
Grupo A – Projeto Transporte, voltado para melhorar o desempenho ambiental do setor;
Grupo B – Projeto Cidadania para o Meio Ambiente, que busca transformar os agentes do setor – empresários, trabalhadores em transporte, caminhoneiros autônomos e taxistas – em multiplicadores da educação ambiental para toda a sociedade, especialmente para os usuários de transporte.
A CNT também criou o 0800 Ambiental (0800 7282891) para que caminhoneiros e outros motoristas possam denunciar possíveis focos de incêndios ao longo das rodovias brasileiras, ajudando as autoridades no combate ágil a estes focos, já que as queimadas são, segundo dados oficiais, o principal responsável pela emissão de CO2 no Brasil.
(
Envolverde/Assessoria, 19/07/2007)