O instituto meteorológico chinês vai utilizar foguetes para dispersar as nuvens e afastar a chuva. Com a medida, o governo pretende garantir o sol brilhando durante os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, informou o jornal oficial China Daily na terça-feira (17/07). Segundo o diretor da Administração Chinesa de Meteorologia, Zheng Guoguang, os primeiros testes estão prestes a começar.
Ao diário, Zheng diz que o próximo mês será a última oportunidade para testar em condições atmosféricas semelhantes às que serão encontradas entre 8 e 24 de agosto de 2008, quando acontece a competição olímpica na capital chinesa.
Em junho, o engenheiro-chefe do Serviço de Meteorologia de Pequim, Wang Yubin, questionou a eficácia da medida, alegando que provocar a formação de nuvens para produzir chuva ou dispersá-las para a evitar o fenômeno "não é uma tecnologia que tenha dado provas de funcionar".
“A dispersão é um processo mais difícil do que forçar a chuva. Estamos ainda numa fase experimental no que se refere à dispersão da precipitação, mas vamos continuar os esforços”, disse Wang. De acordo com o histórico fornecido pelas autoridades chinesas, há 50% de probabilidade de chover durante a cerimônia de abertura e a festa de encerramento dos jogos.
A chuva artificial é uma técnica usada há décadas na China, apesar da discussão pública provocada pelo assunto. A organização dos Jogos Olímpicos Pequim 2008 representa um investimento de US$ 40 bilhões (R$ 74,6 bilhões), em grande parte destinado a financiar infra-estrutura de transportes, como quatro linhas de metro e uma linha de comboio que vai ligar a cidade ao aeroporto.
(Lusa, 18/07/2007)