Milhares de estudantes preparam-se para atravessar a China para divulgar projetos locais de preservação ambiental. Segundo o diário South China Morning Post, os participantes da Longa Marcha Verde vão percorrer dez rotas e passar por 26 parques naturais.
O trajeto inclui regiões como as montanhas do Tibete, o deserto de Xinjiang e a floresta tropical de Yunnan. De acordo com a organização do evento, mil estudantes vão iniciar a caminhada e a estimativa é de que outros cem mil juntem-se a eles pelo caminho.
A marcha começa na próxima semana e terá a duração de um mês. Os manifestantes querem sensibilizar a população chinesa, especialmente os jovens, para a importância da preservação da natureza. Os problemas ambientais na China estimularam os protestos no país asiático. Segundo a imprensa local, houve aumento da insatisfação com a degradação do meio ambiente provocada pelo rápido crescimento econômico e industrial.
Recentemente, o governo chinês afirmou que a situação ambiental na China se encontrava perto "do ponto de ruptura", colocando "a vida dos habitantes em perigo". Relatórios oficiais afirmam que mais de 70% dos cursos de água e 90% das águas subterrâneas da China estão contaminadas pela poluição. Segundo o Banco Mundial, 16 das 20 cidades mais poluídas no mundo são chinesas.
Inspiração
O nome do evento é inspirado na "Longa Marcha" da década de 1930, em que cem mil comunistas do Exército Vermelho, liderados por Mao Tse-tung, marcharam 10 mil quilômetros até a província de Jiangxi, no oeste do país. Naquele local os nacionalistas de Chaing Kai-shek tinham estabelecido a recém-proclamada República Soviética.
(Lusa, 18/07/2007)