Entra em votação hoje, na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, o projeto de lei sugestão do vereador João Carlos Vieira Benjamin (PV) que propõe a criação do Programa Câmbio Verde. A idéia é promover no município a troca de lixo reciclável por alimentos e material escolar, entre outros, em três modalidades distintas, que contemplam a população, entidades assistenciais e escolas do município.
Segundo Benjamin, o objetivo do projeto é incentivar a comunidade a realizar a separação de lixo. “O lixo é matéria-prima crescente atualmente, e também é meio de sobrevivência de muitas pessoas.” O vereador afirma estar confiante sobre a aprovação do projeto na sessão de amanhã. “É um projeto que não despende muito dinheiro do poder público. Além disso é educativo, o que sempre causa uma boa recepção dos vereadores.”
Três diferentes modalidades de troca estão especificadas no projeto. A primeira, Câmbio Verde em Pontos de Troca, foi criada para atender a população em geral. O material reciclável será trocado por alimentos nos pontos de troca. Uma forma, segundo o vereador, de reforçar a alimentação de famílias carentes. A segunda modalidade, batizada Câmbio Verde Solidariedade, atende a entidades assistenciais. A idéia é a mesma: promover o reforço da alimentação das pessoas que dependem destas entidades.
Já o Câmbio Verde Especial nas Escolas vai promover a troca de lixo reciclável por material escolar, livros, brinquedos, ingressos para cinema e shows. “No meu ponto de vista, esse é o mais importante, porque é educativo”, afirma o vereador. “Queremos que as crianças tenham consciência da importância do reaproveitamento. É a partir daí que se educam as famílias.”
Para realizar a troca, segundo o projeto, será necessário levar aos locais estipulados pelo menos cinco quilos de material reciclável. Ficará a cargo da prefeitura estabelecer pontos de troca e horários de atendimento, além de especificar que tipo de material será entregue aos interessados na troca. A proposta é de que pontos de troca diferentes sejam estipulados para cada modalidade prevista no projeto.
O vereador sugere que sejam envolvidos no processo, além da prefeitura, as secretarias municipais do Meio Ambiente (Semmam), Educação, Esporte e Lazer (Smed), Cultura (SMC) e Assistência, Cidadania e Inclusão Social (Sacis). O projeto determina ainda que todo o material recolhido seja destinado às unidades de reciclagem ou depósitos credenciados do município para triagem e aproveitamento.
(
VS, 19/07/2007)