O Diário Oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro publicou nesta quarta-feira (18/07) a abertura dos processos de licitação para as obras de saneamento e urbanização das comunidades do Complexo do Alemão e de Manguinhos, na zona norte da cidade, e para a Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, na zona oeste.
De acordo com o edital, o custo das obras apenas nestes lugares foi orçado em R$ 211,7 milhões, que serão repassados pelo governo federal com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Antes desses lugares, a prefeitura já havia anunciado as primeiras obras do PAC em comunidades da Tijuca, como Mata Machado, Morro da Formiga e Borel. Nesses locais, as obras já foram licitadas. Segundo o secretário Municipal do Habitat, Luiz Humberto Côrtes, para iniciar as intervenções nas favelas, a prefeitura espera ainda a liberação dos recursos federais e, por isso, não há previsão para o início das obras.
“A gente está encaminhando a documentação para a Caixa Econômica Federal e aguardando a liberação dos recursos. Ainda não há uma data específica [para o início das obras]. A prefeitura está avançando com todos os procedimentos burocráticos e, tão logo cheguem os recursos, a gente vai entrar imediatamente”, informou o secretário.
Côrtes disse que, no total, serão investidos R$ 403 milhões de recursos, tanto federais quanto municipais, e que as obras trarão melhorias para cerca de 140 mil pessoas.
(Por Flávia Martin, Agência Brasil, 18/07/2007)