O deputado estadual Paulo Azeredo (PDT) participou na terça-feira (17/07), no Centro Evangélico de Brochier, do Seminário Regional Sobre acácia-negra, palmito e eucalipto. O evento teve a participação de mais de trezentos produtores, autoridades e representantes de empresas ligadas ao setor da Silvicultura.
O objetivo do seminário, conforme o secretário municipal de agricultura de Brochier, Roque da Rosa, foi de debater as principais questões sobre a cultura da acácia, palmito e eucalipto, propondo ações concretas visando facilitar o cultivo e a comercialização. O prefeito Valmor Griebeler comemorou a grande participação, com representantes de várias cidades do Vale do Caí e até de outras regiões, o que demonstra o interesse de todos pelos temas que estavam em discussão.
Já o deputado Paulo Azeredo considera a produção de palmito uma alternativa importante, através do plantio da Palmeira Real, consorciada com o mato de acácia ou eucalipto, trazendo mais uma fonte de renda aos agricultores. Ele destacou ainda a mudança da portaria da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), dispensando os silvicultores, com área de até 40 hectares, do licenciamento ambiental. Além disso, lembrou a alteração na resolução do transporte de madeira e a comprovação de que o carvão vegetal não é carga perigosa, duas grandes conquistas obtidas através da mobilização dos produtores e transportadores. O seminário contou ainda com painel sobre Perspectiva de futuro, produção, comercialização e qualidade do produto florestal, além de mercados e rentabilidade da acácia, palmito e eucalipto.
(Por Jô Xavier, Agência de Notícias AL-RS, 19/07/2007)