Nesta quinta-feira (19/07) será fundada a Associação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar de Antônio Prado (Atraf). O ato de fundação ocorre às 15 horas, no Salão de Festas do Restaurante do Périco (Rua Camilo Marcantônio, 601 – Térreo), quando também será eleita a nova diretoria, formada por 22 integrantes entre titulares e suplentes. O assessor do deputado Ivar Pavan (PT/RS) para assuntos ligados à Agricultura Familiar, Inácio Benincá, participa da atividade.
A sede da Atraf está localizada na Avenida Valdomiro Bochese, 681 – esquina com a rua da praça principal. A estimativa é de que mais de 40 agricultores familiares se associem a entidade nesta quinta-feira. A Atraf está ligada à Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf).
"A criação da Atraf atende o anseio de muitos agricultores familiares que querem se organizar e conquistar financiamentos com juros menores, formar agroindústrias, acessar recursos públicos para melhorar as casas no meio rural", adianta o agricultor Nilson Camatti, produtor orgânico de uvas, verduras e tomate.
Ele informa que há muitos jovens agricultores sem ligação sindical e que demandam uma entidade mobilizada e que possa contribuir com a qualidade de vida no meio rural, oferecendo além de melhoria da renda na comercialização, convênios na área da saúde, como odontologia.
Antônio Prado tem produção diversificada na área rural, com destaque para a fruticultura, leite, frangos, alho e cebola. O município foi colonizado por imigrantes italianos, emancipou-se em 1899 e tem um conjunto de 47 casas tombadas pelo patrimônio histórico no centro do município.
Junto com o vizinho município de Ipê, Antônio Prado e alguns distritos de Vacaria formam um pólo de agricultura orgânica. Na região, por exemplo, ocorre anualmente a Feira de Sementes Crioulas. Muitos produtores também oferecem seus produtos na feira orgânica que ocorre em Porto Alegre todos os sábados.
(Por Stela Pastore, Agência de Notícias AL-RS, 18/07/207)