O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, divulgou em 5 de julho, a intenção de implantar energia solar nos novos empreendimentos que serão construídos pela Companhia em todo o Estado.
O anúncio foi feito durante assinatura do protocolo de intenções para o desenvolvimento do primeiro empreendimento com esse tipo de tecnologia na cidade de São José dos Campos. O primeiro conjunto habitacional da CDHU com energia solar será construído por meio de uma parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Prefeitura. O empreendimento vertical Boa Vista, que está em fase de projeto e será edificado na região norte do município de São José dos Campos, foi escolhido como piloto.
A medida representará significativa economia na conta de luz, menor consumo de energia elétrica e conseqüentemente redução do impacto ambiental. O prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, ressaltou a relação do projeto com o meio ambiente. "Estamos no caminho das energias limpas. É algo novo e estimulante e precisamos entender como o mutuário receberá essa inovação para ampliarmos o projeto. A prefeitura fará campanha educacional para mostrar ao mutuário como usar e manter o equipamento".
Lair Krähenbühl destacou que a Secretaria de Estado da Habitação e a CDHU
estão realizando um trabalho de adequação das tipologias de interesse social, incorporando novas tecnologias que não degradem o meio ambiente. Entre elas está o aquecimento solar que deverá se implantado nos novos empreendimentos da Companhia. Além dessa medida que diminui o consumo de energia elétrica, Krähenbühl falou sobre as iniciativas para redução de consumo de água, como por exemplo a instalação de medidores individualizados e o desenvolvimento de instalações para o reuso da água nos empreendimentos.
A educação ambiental também foi comentada pelo secretário: "Além da questão da economia há a preocupação com o meio ambiente. A criança que mora no conjunto habitacional começa a ser conscientizada desde cedo que é preciso ter uma atenção maior para com o meio ambiente." O protocolo de intenções para o desenvolvimento do projeto piloto foi assinado em São Paulo. Além do Secretaria da Habitação, assinaram também o protocolo a Caixa Econômica Federal, a Prefeitura de São José dos Campos, a Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Aconvap) e a
Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e
Aquecimento (Abrava).
(
Portal PINIWEB, 14/07/2007)