Um incêndio desmatou 10 hectares de área pública – o equivalente a dez campos de futebol - nas proximidades do condomínio Taquari, no Paranoá, nesta terça-feira (17/07). Vinte policiais militares, quatro viaturas e um helicóptero foram necessários para apagar o fogo. A operação durou cinco horas. A área atingida é de reflorestamento ambiental. A perícia que vai apontar as causas do incêndio vai ficar pronta em 15 dias, mas o Corpo de Bombeiros acredita que tenha sido ação humana.
Segundo o chefe da Comunicação Social do Corpo de Bombeiros, Major Rogério Santos Soares, em 99% dos casos de incêndio no Distrito Federal a imprudência da população tem sido os principais motivos das queimadas. “Fazer uma fogueira perto de casa para limpar o terreno e uma ponta de cigarro jogado pela janela do carro são ações sem intenções, mas que resultam em grandes prejuízos ambientais para a cidade”, afirma.
Dados do Corpo de Bombeiros do DF também apontam que no ano passado foram registrados 2.889 incêndios contra 2.800 só no primeiro semestre de 2007. “As temperaturas também estão bastante elevadas. Uma comparação de junho do ano passado para o mesmo período deste ano apontou um aumento de 2,9ºC”, diz Soares. O órgão também informou que a umidade do ar este ano está bastante baixa. “A média de junho foi de 27% e registramos até ontem uma média de 21%”, conta.
(Por Cadu Gomes,
Correio Braziliense, 17/07/2007)