Em visita à pequena central hidrelétrica (PCH) da Ilha ontem, o secretário de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Nelson Proença fez um pequeno balanço dos três meses do Programa RS Energia para Investidores. Anunciado no final de abril pela governadora Yeda Crusius (PSDB), o programa já conseguiu arrecadar R$ 1,055 bilhão para investir em outras PCHs, em energia eólica, em energia vinda de biodiesel e também em projetos que transformem resíduos sólidos em energia. O dinheiro vem de investidores nacionais e internacionais.
- O nosso desafio é gerar energia para o Rio Grande do Sul crescer. O RS Energia é uma forma de atrair investidores para o Estado - comentou Proença, espantado com a capacidade de energia que as PCHs vão gerar.
Para a Serra, o secretário adiantou que serão investidos 40% dos recursos, mas não quis especificar para quais projetos. A PCH, que fica entre os municípios de Vila Flores e Antônio Prado, tem previsão de entrar em funcionamento até o final do ano e vai gerar uma energia de 26 megawatts (MW).
(
Pioneiro, 18/07/2007)