A empresa Conesul Soluções Ambientais deverá ser a responsável pelo recolhimento e o destino final do lixo de Vale do Sol (RS). O setor de licitações da prefeitura fez a abertura do envelope da licitação na sexta-feira. Duas empresas estavam cadastradas, mas apenas uma entregou proposta. A Conesul propôs o serviço por R$ 11.582,11 mensais. A homologação ocorre na próxima segunda-feira, de acordo com o prazo legal para a apresentação de recursos. A expectativa é que em meados de agosto a empresa comece os trabalhos no município. Ainda deve ser discutido com a Conesul o cronograma de coleta.
A prefeita Beatriz Krainovic explica que o serviço inclui a coleta do material no interior. Afirma que a terceirização deve diminuir o custo para a Prefeitura, que toda a semana percorria em torno de 500 quilômetros para levar o lixo para Santa Cruz do Sul e gastava mais R$ 3,5 mil quando não havia mais contêiner para o depósito do material orgânico. Além disso, havia as despesas com funcionários e veículos.
Integrantes da Associação Ecológica dos Catadores de Material Reciclável de Santa Cruz do Sul solicitaram a inclusão de uma cláusula no contrato com a nova empresa que vai realizar a coleta de lixo em Vale do Sol. O grupo realizou uma manifestação na cidade na sexta-feira, quando o setor de licitações fez a abertura do envelope da licitação. Os sócios reivindicam que o material reciclável continue sendo destinado à associação, o que garante o sustento de aproximadamente dez famílias. A prefeita Beatriz afirma que medida depende da empresa vencedora da licitação, pois o contrato prevê o recolhimento do material em todo o município e a destinação final.
(
Gazeta do Sul, 18/07/2007)