A proposta da União Protetora do Ambiente Natural (Upan) de que seja promovido o plantio de mudas de árvores para a compensação das emissões de gases causadores do efeito estufa durante a São Leopoldo Fest foi aprovada pela prefeitura. Os últimos detalhes para a organização da iniciativa ainda serão acertados para que a idéia seja efetivada.
A Upan trabalha agora na preparação para os cálculos das emissões da festa. Segundo o vice-coordenador da ONG, Manuel Strauch, serão levados em consideração o consumo de energia elétrica na área da São Leopoldo Fest, de combustíveis queimados pelos veículos utilizados pelo público e veículos que transportarão produtos e consumo de gás para a preparação de refeições.
Uma estimativa do público e de todos os dados será realizada diariamente pela Upan durante a festa. “No final, já teremos tudo calculado”, adianta Strauch. A data para o início do plantio das árvores ainda não foi estabelecida. O fornecimento das mudas também não foi confirmado, mas deverá ser realizado pelo Colégio Agrícola Visconde de São Leopoldo ou pela própria Upan, de acordo com Strauch.
A ONG promoverá ainda um desfile de bicicletas durante a festa, para pedir à população que intensifique a utilização do veículo nos deslocamentos diários. A Upan quer alertar as pessoas para o aquecimento global causado também pela fumaça eliminada por carros e ônibus diariamente.
(
VS, 18/07/2007)